27 de julho de 2008

CONCURSO PARA 14 BOLSAS DE INTEGRAÇÃO NA INVESTIGAÇÃO NO CENTRO DE ESTUDOS FLORESTAIS (Temas actualizados)

Cargo/posição/bolsa: Bolsas de Integração à Investigação - BII

Referência: Bolsas de Integração à Investigação – BII/CEF

Área científica genérica: Florestas e Recursos Naturais

Área científica específica: Variável

Resumo do anúncio: Encontram-se abertas até 30 de Setembro 2008 Bolsas de Integração na Investigação para 14 temas de actividades relacionadas com a investigação decorrente no Centro de Estudos Florestais, às quais podem concorrer alunos de 1º ciclo de Licenciaturas Florestais, Biológicas e afins.
-------------------------------------------------------------------------------------

O Centro de Estudos Florestais (CEF) da Universidade Técnica de Lisboa abre concurso para a atribuição de Bolsas de Integração na Investigação (BII) de acordo com o programa Ciência 2008 (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/ bolsas/concursos/BII2008.phtml.pt)

1. Objectivos: As bolsas têm por objectivo estimular o início da actividade científica e desenvolvimento de sentido crítico, criativo e de autonomia dos estudantes que, sob a orientação de investigadores do CEF, irão desenvolver programas de actividades na área das Ciências Florestais e da Gestão de Recursos Naturais. As bolsas inserem-se em actividades de projectos de investigação em curso.

2. O número total de bolsas a atribuir é de 14. Cada bolsa terá um doutorado do CEF como supervisor. Encontram-se propostos os seguintes temas:

BII/CEF-1: Espécies invasoras - impactes ecológicos Actividades: Observações e realização de bioensaios simples utilizando insectos de espécies com comportamento invasor. Ajuda na manutenção de culturas em laboratório. Aprendizagem de algumas técnicas de extracção e análise de substâncias voláteis com função bio-comportamental.

BII/CEF-2: Reprodução de insectos. Actividades: Actividades laboratoriais de cultura e estudo de com portamento de cochonilhas-algodão (Hemiptera: Pseudococcidae) e processionária do pinheiro (Lepidoptera: Notodontidae). Pesquisa e organização de bibliografia. Técnicas de criação em laboratório de insectos. Ensaios de desenvolvimento. Estudo do comportamento reprodutivo. Análise e interpretação de dados

BII/CEF-3: Determinação de parâmetros estruturais de espécies arbustivas mediterrânicas. Actividades: Pesquisa de referências, bibliográficas. Medição no campo da radiação fotossinteticamente activa de algumas espécies de arbustos Mediterrânicos. Determinação do Índice de Área Foliar mediante os dados de campo. Análise e interpretação de dados.

BII/CEF-4: Desenvolvimento de bases tecnológicas para a produção de plantas de espécies autóctones Actividades: Participar na identificação e etiquetação das espécies produzidas no Viveiro; Participar na elaboração do plano de propagação das espécies autóctones seleccionadas. Participar nas actividades de propagação; Colaborar na gestão da base de dados.

BII/CEF-5: Estudo da eficiência de uso da água em populações de pinheiro bravo. Actividades: Colaborar na preparação do material vegetal e em análises laboratoriais de caracterização molecular. Colaborar na preparação de um ensaio em ambiente controlado e nas avaliações de parâmetros morfológicos e fisiológicos para avaliar mecanismos de tolerância à secura. Colaborar no processamento de dados. Colaborar em actividades de pesquisa bibliográfica e de gestão de bases bibliográficas.

BII/CEF-6: Ecologia de pólens Actividades: Recolha e preparação de pólen de árvores e outras plantas para identificação microscópica; Participação na identificação e quantificação de grãos de pólen por exame microscópico; Constituição de uma palinoteca de referência; Participação em actividades de diagnóstico e identificação dos agentes de doença em árvores ornamentais.

BII/CEF-7: Efeito da composição em espécies e em grupos funcionais de espécies herbáceas na respiração do solo e actividade microbiana. Actividades: Trabalho em campo e em laboratório. Medição de biomassa e actividade microbiana. Medição de riqueza em espécies.

BII/CEF-8: Arquitectura da copa e das raízes no sobreiro Actividades: Trabalho de campo e de laboratório em anatomia, digitalização

BII/CEF-9: Eficiência de uso da água e crescimento em Eucalipto Actividades: Realização de trabalho de campo e laboratório, análise de dados.

BII/CEF-10: Respiração e relações hídricas em Eucalipto Actividades: Realização de trabalho de campo e laboratório, análise de dados.

BII/CEF-11: Estudo e caracterização da estrutura e anatomia da madeira de Quercus faginea e Quercus suber Actividades: Colaboração em ensaios laboratoriais, nomeadamente em: preparação das amostras para os cortes ao micrótomo, preparação das amostras para a maceração, realização de cortes histológicos e maceração, contagem e medição dos anéis, proporção de cerne e borne.

BII/CEF-12: Análise de estabilidade dimensional e teores de humidade em amostras de Quercus faginea e Quercus suber Actividades: Colaboração na preparação das amostras para os ensaios de: Determinação do teor em água Determinação da retracção (retracção linear e volumétrica) Determinação da massa volúmica. Acompanhamento dos ensaios.

BII/CEF-13: Estudo da relação entre a qualidade da cortiça e sua permeabilidade Actividades: Caracterização, por análise de imagem das secções transversal e radial, de pranchas de cortiça com diferente qualidade industrial e de diferente calibre. (determinação da espessura, crescimentos anuais, peso, humidade, densidade e qualidade). Cozimento de pranchas de cortiça. Caracterização das alterações estruturais resultantes do cozimento das pranchas de cortiça por microscopia electrónica.

BII/CEF-14: Estudo da eco-hidráulica de passagens para peixes por bacias sucessivas. Actividades: registo e tratamento de dados do sucesso de subida de barbos numa passagem para peixes experimental no Laboratório Nacional de Engenharia Civil em Lisboa.

3. Duração: As bolsas terão a duração de 12 meses, com início entre 1 de Novembro e 31 de Dezembro de 2008. O envolvimento das bolsas será de cerca de 6 horas/ semana ou de 264horas/ano, correspondendo a 15 ECTS de créditos extra-curriculares.

4. Requisitos: Os beneficiários das Bolsas de Integração na Investigação (BII) são os estudantes do 1º ciclo do ensino superior (incluindo estudantes do 1º ano), com bom desempenho escolar, inscritos em instituições nacionais do ensino superior público ou privado.

5. Candidaturas: Os candidatos deverão enviar uma carta de motivação com a referência ao(s) número(s) do tema de trabalho a que concorrem, e o seu curriculum vitae, incluindo as classificações obtidas enquanto estudantes do ensino superior e nas disciplinas de Biologia e Matemática do 12º ano (no caso de alunos a frequentar o 1º ano). As candidaturas deverão ser submetidas electronicamente, de preferência em formato pdf, para cef@isa.utl.pt.

6. Selecção dos candidatos: A lista seriada dos candidatos será conhecida em 31 de Outubro de 2008. Os candidatos de cada tema serão apreciados por dois Doutores do CEF, sendo condições de preferência e de selecção o mérito escolar do candidato e a motivação evidenciada. Poderão ocorrer entrevistas aos candidatos.

7. Creditação e avaliação: O trabalho realizado pelo estudante será creditado no Diploma de Curso.

8. Remuneração: O valor mensal da bolsa será de 140 €, de acordo com os valores de referência constantes na Tabela de Bolsas da FCT
(http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

9. Prazo de recepção das candidaturas: A recepção das candidaturas decorrerá de 15 de Agosto a 30 de Setembro de 2008. Informações e contactos: Centro de Estudos Florestais, cef@isa.utl.pt; terferreira@isa.utl.pt;

Número de vagas: 14

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Instituto Superior de Agronomia

Dados de contactos da organização
Instituição de contacto: Instituto Superior de Agronomia
Endereço: Tapada da Ajuda 1349-017 Lisboa Portugal
Email: cef@isa.utl.ptWebsite: http://www.isa.utl.pt/cef/
3. Habitações académicas: Não aplicável
4. Línguas exigidas Não aplicável
5. Experiência exigida em investigação Não aplicável

Sem comentários: