
Um dos tipos mais comuns do vírus do herpes é o citomegalovírus (CMV), que se estima estar presente em 65% da população mundial. Ainda que este vírus não mate, reduz a expetativa de vida em 3,7 anos e pode mesmo causar cegueira.
Em fase dormente, este vírus expressa vários genes, como o UL138. De modo a perceber o que este gene fazia, investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, cultivaram-no com células humanas saudáveis na presença de aminoácidos.
Com o estudo, os cientistas perceberam que o citomegalovírus diminuía a produção de uma proteína conhecida como MRP1, que bombeia elementos químicos para fora das células. Um desses elementos é a vincristina, uma substância utilizada no tratamento da leucemia e do cancro do pulmão e da pele.
A equipa utilizou então a vincristina para tratar o citomegalovírus. O que aconteceu? O vírus diminui em grande escala, chegando mesmo a desaparecer da corrente sanguínea de alguns pacientes.
Infelizmente, a vincristina tem efeitos secundários graves e, por isso, não deve vir a ser utilizada para acabar com esta estirpe da herpes."
Imagem: BruceBlaus
Fonte: http://querosaber.sapo.pt/ciencia/virus-da-herpes-e-removido-pela-primeira-vez-da-corrente-sanguinea
Sem comentários:
Enviar um comentário