21 de março de 2008

Seminário e Curso Prático Engenharia Natural na restauração de Habitats Ribeirinhos

Seminário e Curso Prático Engenharia Natural na restauração de Habitats Ribeirinhos Lisboa / Alpiarça 2, 3 e 4 de Abril 2008

O projecto Ripidurable, o Instituto Superior de Agronomia, a Câmara Municipal de Alpiarça e a APENA (Associação Portuguesa de Engenharia Natural) realizam nos próximos dias 2, 3 e 4 de Abril o Seminário e Curso Prático – Engenharia Natural na Restauração de Habitats Ribeirinhos. Este Seminário e curso serão co-financiados por fundos FEDER dentro do projecto Interreg IIIC- Sul RIPIDURABLE.
Os destinatários do curso são licenciados com nível médio ou superior com experiência profissional, projectistas, funcionários da administração pública e local, docentes universitários e outros técnicos que desejem conhecer as possibilidades que oferecem estas técnicas em restauro ecológico e da Paisagem.
O seminário e curso procurarão mostrar as possíveis aplicações e limitações destas técnicas pelo que contará com a presença de peritos europeus nesta área. O curso pretende facilitar a habilidade prática para condução e direcção de trabalhos de recuperação fluvial.
A Engenharia Natural utiliza plantas como elementos de construção, sozinhas ou em combinação com outros elementos, em recuperações ambientais de âmbitos muito diversos, tanto em actividades extractivas e infra-estruturas de transporte como zonas fluviais, dunas e zonas costeiras. Estas técnicas são muito usadas na Europa Central começando ultimamente a generalizar-se pelo espaço mediterrânico e a começar a ter uma maior difusão no nosso país. Contudo, verifica-se ainda que o conhecimento e desenvolvimento técnico necessários são ainda deficitários tanto ao nível do projecto como da execução, faltando mão-de-obra especializada, assim como uma produção nacional de material vegetal adequado que respeite as características biogenéticas locais.
O objectivo do Seminário e Curso será a aquisição de prática para condução e direcção de trabalhos de recuperação fluvial mediante técnicas de engenharia natural, identificando-se material reprodutivo autóctone e seu manuseamento em campo, bem como a realização concreta de técnicas em ambiente real.
Irão aplicar-se técnicas de consolidação de encostas e margens (Muro de suporte vivo em madeira tipo “Cribwall”; Entrançados vivos; Fascinas vivas; Sistemas de revestimento (esteiras) com ramos vegetativos; Faixas de vegetação com ramos vivos combinadas com terra armada com mantas orgânicas) assim como técnicas de plantação de margens fluviais (Biorolos plantados; Plantação de rizomas de caniço; Plantação de estacaria viva).
Todas estas técnicas serão totalmente executadas pelos participantes do curso de modo a permitir uma aprendizagem prática e um contacto mais concreto com a realidade e os detalhes construtivos de cada técnica.

Programa do Seminário (Auditório ISA, 2 de Abril)

9.00 – Inscrição e recepção dos participantes
9.30 – Inauguração do Seminário – Prof. Doutora Maria Teresa Ferreira (ISA)
10.00 – Projecto RIPIDURABLE – Drª Ana Mendes
10.15 - Sistemas fluviais e lacustres – Prof. Doutora Maria Teresa Ferreira (ISA)
10.30 - Vegetação ripícola com potencial técnico em Portugal – zonamento ecológico, obtenção e aplicação – Prof. Carlos Souto Cruz (U. Évora)
11.00 – Pausa café
11.30 – Restauro fluvial, enquadramento biofisico e cenário ecológico – Prof Rui Cortes (UTAD)
12.00 - Introdução às técnicas de Engenharia Natural em meio hídrico – João Paulo Fernandes (U. Évora, APENA)
13.00 – Almoço
14.30 – Do projecto à execução em Engª Natural – Dr. Juaquín Garcia Purroy (AEIP) (*)
15.00 – Sistemas Ecológicos de Engenharia no Restauro Fluvial – Engº António Soares, Logística Florestal
15.30 - Projecto PROGECO - Protecção do Território Através da Engenharia Ecológica à Escala de uma Bacia Hidrográfica – Prof. José Matos Silva (IST)
16.00 – O Caso de estudo de recuperação ecológica do Paul da Goucha - Drª Ana Mendes
16.15- Introdução ao Curso Prático – APENA
16.45 – Debate
17.30 - Encerramento

(*) Participação a confirmar

Inscrições e informações contacte:
andrefabiao@isa.utl.pt
jptaf@netcabo.pt

Data limite de inscrição: 28 de Março

Sem comentários: